468x60 Ads

À espera de auxílio do governo, pessoas passam a noite em frente a agencia da Caixa Econômica




Terça-feira, 5 de maio de 2020. Era por volta das 20h e muita gente já estava em frente a agencia da Caixa Econômica guardando a vez para ser atendido no dia seguinte, muitos moram em bairros da cidade e outros na zona rural. Alguns vieram de outros municípios, um deles morador do Ibó, Distrito de Belém do São Francisco, disse que chegou antes das 18h. A cena vem se repetindo a cada dia, mas para quem precisa do auxilio emergencial do Governo Federal, passar a noite em frente a agencia da Caixa Econômica Federal é uma atitude de quem precisa e por isso a busca pelos R$ 600 reais.

Os 600 reais do auxilio emergencial, pra muitos dessas pessoas significa comida na mesa, aluguel, água, luz, remédios e tantas outras coisas, por isso dormir na rua ou passar a noite e varar a madrugada na porta da agência da Caixa, virou rotina para centenas de pessoas na região do Vale do São Francisco, que, sem renda por causa da pandemia do coronavírus, dependem do auxílio emergencial disponibilizado pelo Governo Federal para sobreviver. Para tentar ter acesso a esse direito já garantido, pelo menos no papel, as pessoas se expõem ao risco da doença em aglomerações.

A situação em frente a agencia da Caixa em Cabrobó já esteve insuportável, isso porque ninguém queria obedecer às recomendações. Recentemente a prefeitura de Cabrobó, através da secretaria de saúde resolveu intervir para garantir a segurança de todos. Foi feito a demarcação delimitando a distancia de uma pessoa para outra, foi uma boa medida mais era preciso agir para evitar acidentes tendo em vista o trafego de veículos pela avenida. A prefeitura resolveu interditar a avenida pelos dois sentidos, além de estabelecer o numero maximo de pessoas na área cercada.

Todos que estavam à espera para ser atendido aprovaram a iniciativa, alguns deles estão retornando para novo atendimento. Segundo um morador do bairro da Substação, os motoristas não respeitavam ninguém e nem se importava se ia ou atropelar as pessoas. Por isso o mesmo reconhece que a interdição da avenida onde fica localizada a agencia da Caixa foi muito importante, significa cumprimento do distanciamento entre as pessoas e ao mesmo para evitar acidentes. Outros vão passar a noite guardando a vaga pra alguém da família, ou então para garantir uma renda extra e reforçar o orçamento familiar