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ABARÉ: IDEB Cresce e indica que a Educação está no Caminho Certo, Afirma em nota o secretário Ailton

 


Nota do Sec. de educação Ailton  enviada a nossa Redação .

"O IDEB é calculado a partir dos dados de aprovação escolar e evasão, obtidos no Censo Escolar, realizado todo os anos, e a média de desempenho dos alunos nas avaliações do INEP, PROVA BRASIL - SAEB, avalição aplicada no 5º e 9º  de ensino das redes Municipais e 3º ano do Ensino Médio. 

Além dos cálculos feitos, o IDEB é a soma de um trabalho macro da Secretaria Municipal de Educação, com a política pública, que tem como meta o ensino de qualidade, com a realização de diagnóstico em toda rede, o controle e aferição de competências e habilidades do educando, com intervenções pontuais feita a partir de um planejamento pedagógico, e um trabalho de Coordenação que conta com a direção das escola numa gestão participativa. 

Esse IDEB é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2017. Não só visando um resultado de uma avaliação externa, mas visando uma aprendizagem significativa, um ensino com digital, com a identidade do município, das comunidades, dos povos tradicionais que aqui existem. Pensando, desde a jornada pedagógica até os projetos que foram desenvolvidos, eram feitos em cima de muito planejamento, de muito estudo, tudo com intencionalidade de proporcionar essa qualificação da consciência leitora e escritora do aluno.

Como exemplo disto, temos a aluna Sabrina da Silva Santos, estudante da Escola do assentamento Antônio Conselheiro, que conquistou o 1º lugar no V concurso de Escritores da Bahia, na categoria do Fundamental I. São resultados que a gente vem colhendo ao longo desses 4 anos, onde o IDEB só veio coroar os nossos esforços

Uma Política Pública de valorização do magistério. A participação da comunidade escolar e da comunidade civil organizada, conseguindo atrair também a família para dentro da escola, que foi um elo decisivo, junto com as atividades de reforço, onde o aluno não vinha mostrando um bom desempenho. As intervenções não eram pontuais, mas um trabalho de ressignificação da aprendizagem. 

A sequência de aulões planejadas com foco nas habilidades de menor desempenho dos alunos, foi um ação concludente neste resultado. Aulas temáticas, desenvolvidas aos sábados, de forma lúdica, onde cada professor, em cada sábado representava um personagem, e as aulas eram recheadas de truques de mágica, de contação de história, caça ao tesouro, com metodologias diferenciadas das que os alunos viam durante a semana. Toda estrutura da aula era adequada ao tema e o professor se vestia a caráter do personagem, levando o aluno a ludicidade e ao mesmo tempo levando-o a refletir sobre as competências e habilidades que não foram estruturadas no período normal de aula. Foi muito empenho e os professores abraçaram a ideia, transformando em um trabalho bem produtivo e prazeroso, onde as crianças aprenderam com prazer e também nos sentimos avaliados nesse processo.

Tudo isso, aliado a muito empenho, competência, assertividade, excelência, eficácia, e esperança de dias melhores para educação. 

Uma visão de futuro em apresentar cada dia sua melhor versão e muita empatia, foi o que deu o tempero a equipe, para que cada um desenvolvesse seu papel e ajudasse na qualidade do ensino em uma melhora significativa. 

Mas, esses não foram os únicos pontos, houve também, uma política de infraestrutura e logística, com as melhorias nos prédios públicos municipais, com a instrumentalização das escolas, com imobiliário, equipamentos tecnológicos, com a presença constante do Coordenador Pedagógico, com atividades lúdicas, também com um cardápio nutricional de qualidade, garantindo uma alimentação farta e nutritiva, foi que deu essa preparação de um ensino voltado para que o aluno fosse não só alfabetizado, mas que ele fosse letrado. Tendo consciência do que ler e do que escreve, sendo um aluno crítico, que participa de Saraus, de fóruns de literatura, de cordéis literários. As atividades culturais são muito presentes no trabalho das escolas de nosso município. 

A formação permanente em serviço dos profissionais de educação é uma prioridade impar da administração, fez com que colhêssemos o fruto de um grandioso trabalho.

E esse trabalho foi aferido pelo Governo Federal através do IDEB Municipal.

Gratidão é a palavra que define a equipe. E nos enche de orgulho o time que possuímos, nos dando a certeza de que devemos continuar trilhando esse caminho, e agora com a chegada da BNCC, a reconstrução dos currículos escolares dará uma ressignificação ao trabalho escolar a partir do prazer, dos direitos da criança, da interação, da brincadeira, das situações sociais, da observação do professor e tudo que é realizado a elevar a autoestima, a confiança, a participação comunitária, a efetividade da cidadania na vida da criança e do adolescente. 

Essa foi a forma que a gente encontrou de implementar a educação e principalmente a crença em dias melhores, com a certeza de que a gente caminhou, mas que ainda temos muito a percorrer e que vamos conquistar muito mais. Porque a equipe traz a força de um todo e quando se consegue que essa equipe fale a mesma linguagem, não tinha com vir um resultado diferente."